Your browser is no longer supported. Please upgrade your browser to improve your experience.

Photos/fotos: Claudia Andujar, Claudia Andujar, Mara Bi, Liliana Merizalde Pablo Albarenga, Yanda Twaru, João Paulo Guimarães - Casa NINJA Amazônia, Edgar Xakriabá Edgar Xakriabá, Edgar Xakriabá, Morena Joachin Perez, Pablo Albarenga

A presença midiática indígena se refere à comunicação das prioridades e sensibilidades culturais, linguísticas, políticas, espirituais e ambientais dos Povos Indígenas, particularmente em relação às condições de vida em rápida mudança nos Territórios Indígenas.

Existe um interesse crescente por narrativas e imagens da crise climática relacionada às florestas e comunidades indígenas ameaçadas de extinção. No entanto, publicações mal planejadas podem reduzir e sensacionalizar uma narrativa de história complexa, ao mesmo tempo que isolam e sobrecarregam essas comunidades com a responsabilidade de proteger as florestas primárias. A produção e o consumo de imagens bem intencionados, mas desprovidos de crítica, neste contexto, apresentam riscos enormes e são também uma oportunidade perdida para a autodeterminação e para o alcance de soluções climáticas duradouras.

Esses oito princípios foram preparados por uma equipe de pesquisadores, da Climate Visuals, da If Not Us Then Who, Nicolas Salazar Sutil, Jaye Renold e Leah Rangi. Este recurso online é baseado em um relatório detalhado (publicado em inglês), que contém uma revisão de literatura e baseia-se em conversas mantidas com líderes indígenas e fotógrafos/as, agentes da mídia e ONGs em 10 países diferentes da América do Sul e Central.

 

Nantu é um jovem indígena da Nação Achuar, do Equador, que lidera um projeto de barcos fluviais movidos a energia solar para transporte coletivo. Ao instalar painéis solares no teto de um barco especialmente projetado, ele está trabalhando para acabar com a dependência de Achuar do petróleo. Esquerda: Em suas terras, Nantu está deitado, vestido com roupas tradicionais Achuar. À direita: A floresta tropical intocada do Território Achuar, que Nantu deseja proteger.

A equipe de pesquisa definiu a estrutura deste projeto em resposta à necessidade de um guia de melhores práticas. Definimos seu escopo geográfico – América Central e do Sul – para concentrar nossos recursos finitos de pesquisa em um conjunto de recomendações amplas, porém pragmáticas. Estas recomendações abordam os problemas comuns identificados por membros das diversas comunidades entrevistadas e consultadas como parte deste processo de pesquisa.

Os autores recomendam que uma nova pesquisa primária ou participativa seja conduzida com urgência para identificar problemas paralelos enfrentados por comunidades indígenas do Sudeste Asiático ou em um contexto global – reconhecendo que algumas das recomendações atuais podem ser aplicáveis ​​uma vez verificadas. Além disso, consideraram incorporar conselhos sobre representações da vida animal carismática, mas, por razões de escopo, a presente pesquisa cobre exclusivamente a proteção da floresta no contexto da justiça fundiária e climática, a partir da perspectiva indígena.

EN: Tawna_Yanda Inayuk and Oscar Montahuano teach Piatsau Montahuano how to use a camera to capture jungle landscapes. (Sapara family). ES: Yanda Inayuk y Oscar Montahuano le enseñan a Piatsau Montahuano como usar una cámara para capturar paisajes selváticos (Familia Sapara). PT: Yanda Inayuk e Oscar Montahuano ensinam a Piatsau Montahuano como usar uma câmera para fotografar paisagens da selva (Família Sapara).

Concluímos que o desafio e a oportunidade que temos por diante não são simplesmente melhorar a representação, mas alcançar uma presença na mídia que seja duradoura, positiva e impactante para os povos indígenas. A representação existente na mídia, embora bem intencionada, envolve riscos significativos, especialmente por estereótipos e sensacionalismo, assim como a exclusão contínua dos Povos Indígenas das formas de autodeterminação territorial, política, jurídica, acadêmica e outras.

Esse relatório detalhado é referenciado em cada página, incluindo hiperlinks para capítulos específicos importantes.

Equipe do Projeto

Toby Smith – Executivo de Projeto, Líder do programa de imagens e mídia, Climate Outreach

Nicolas Salazar Sutil – Consultor de pesquisa e autor colaborador

Jaye Renold – Autor colaborador e pesquisa fotográfica

If Not Us Then Who – Consultoria e mapeamento de partes interessadas

Kate Heath – Gerente de Projeto, Climate Outreach

Leah Rangi – Consultora assessoria de pesquisa e desenho

Ana Suzina – Avaliadora externa e tradutora (Português)

Ricardo Yánez – Tradutor (Espanhol)

Meeran Arizvi – Coordenador de comunicações, Climate Outreach

Nuri Syed Corser – Coordenador de comunicações, Climate Outreach

Leane de Laigue – Líder das comunicações, Climate Outreach